segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

JEPP 6º Ano: Encontro 15 – Chegou o Grande Dia! A Feira de Soluções Sustentáveis!

 



Prezados leitores do blog Aulas de Ciências,

O trabalho árduo dos alunos do 6º ano, que se dedicaram ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) com o tema "Soluções Sustentáveis", culmina no Encontro 15, intitulado "Feira de Soluções Sustentáveis". Este é o ponto alto do curso, onde todas as propostas desenvolvidas, planejadas e prototipadas ao longo dos encontros anteriores serão finalmente apresentadas à comunidade escolar.

Conceito e Conteúdo Aplicado: Persuasão e Rede de Contatos

O Encontro 15 é dedicado à apresentação dos projetos das equipes na Feira de Soluções Sustentáveis. Os conceitos e conteúdos aplicados nesta etapa giram em torno da execução do planejamento e do exercício de habilidades de persuasão e rede de contatos.

Neste momento, os alunos devem:

  • Aplicar todos os aprendizados do curso.
  • Salientar a importância e a aplicabilidade de seus projetos.
  • Mostrar seu trabalho com responsabilidade, focando na importância da preservação do meio ambiente.
  • Conversar e interagir com diversas pessoas (visitantes).

A persuasão foi trabalhada durante as conversas sobre a solução sustentável, pois persuadir é convencer o outro a partir de argumentações. O contato e as trocas durante a Feira ajudam a criar novas conexões, conhecer novas pessoas e fortalecer amizades.

Como as Atividades Devem Ser Desenvolvidas

A Feira de Soluções Sustentáveis é a atividade central do Encontro 15, sendo, na prática, o principal momento do encontro.

Os alunos devem desenvolver as atividades seguindo o planejamento e a organização definidos no Encontro 14:

1. Organização e Recepção

As equipes devem chegar antes do horário do evento para a organização do local e de seus estandes.

  • Os alunos devem estar em seus espaços para recepcionar os visitantes e participantes.
  • O evento se inicia com uma saudação aos visitantes e aos participantes. O professor ou coordenador atuará como coordenador do evento e fará a abertura, mas os alunos devem estar prontos para receber as pessoas.
  • Os estandes devem estar arrumados para que os convidados iniciem a visita imediatamente.

2. Apresentação dos Projetos

Durante o evento, os alunos devem expor e apresentar seus projetos e protótipos, aplicando suas habilidades de comunicação.

  • As equipes devem ter seus modelos de negócios e protótipos prontos para a exposição.
  • Ao conversar com os visitantes, os alunos devem salientar a importância e a aplicabilidade de suas soluções, sempre reforçando a importância da preservação do meio ambiente.
  • Você, professor, atuará como coordenador do evento, auxiliando nas demandas que possam surgir. Os grupos também devem se organizar para, se possível, visitar os demais projetos em apresentação.

3. Reflexão e Encerramento

Ao final do evento, deve haver um momento para agradecer a presença dos visitantes e da equipe escolar.

  • Todos os alunos devem auxiliar na organização e limpeza do local, o que inclui a limpeza de possíveis utensílios que tenham sido usados e a distribuição das tarefas para a limpeza.
  • A equipe deve levar para casa os materiais apresentados.
  • Os alunos devem refletir sobre os aprendizados e sobre sua contribuição essencial. Perguntas como "Qual é a sua sensação por ter contribuído para isso?" e "Quantas pessoas foram inspiradas a partir da feira e agora adotarão hábitos mais sustentáveis?" são propostas para reflexão.
  • É crucial que os alunos relembrem os combinados para a Festa Lixo Zero, que ocorrerá no Encontro 16.

O sucesso do evento depende do comprometimento de cada aluno com a realização das atividades. A Feira é a grande oportunidade de colocar em prática o aprendizado, assim como um pintor apresenta sua obra-prima ao público após longas horas de rascunhos e preparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.