segunda-feira, 9 de outubro de 2017

9ºC ações calor e temperatura "historia"

Aprendendo sobre temperatura e calor – Aula 1
Certo dia, a turma do 9º C ano iria aprender um
conteúdo novo na aula de Ciências. Ninguém sabia
qual era esse conteúdo, mas todos estavam muito
animados. Então o professor entra na sala e diz:
- Bom dia, turma!
- BOM DIA, PROFESSOR!- os alunos gritam
animados
- Estão curiosos para saber qual é o conteúdo novo?
- SIM!
- Vai, professor, diz logo todo mundo já esperou
demais!- disse Marcela, uma das alunas dessa classe.
- Está bem, Marcela! O conteúdo é... Temperatura e
calor!- falou o professor
- Ah... Parece ser um tema legal – disse Isis
- E é... Isso está muito presente na vida de todo
mundo. - concordou o professor.
- Professor, você pode pedir para ligarem o
ventilador dessa sala? Aqui dentro tá muito calor! –
disse Marcelo
- Peço sim, mas só se todos me responderem
algumas perguntas, fechado?

- Fechado! – concordaram os alunos
- Ok! Vamos começar... O que vocês acham que é
termologia?
- Deve ser alguma coisa relacionada a calor e
temperatura – respondeu Isis
- Sim, mas eu vou completar a sua resposta.
Termologia é um ramo da Física que estuda
fenômenos relacionados a calor a temperatura...
Outra pergunta, a temperatura está ligada a qual tipo
de energia, mecânica, cinética ou potencial? –
perguntou o professor
- Eu acho que eu sei... É a cinética – disse Marcela
- Muito bem; quanto maior a energia, maior a
temperatura. Qual é a unidade de temperatura usada
na maioria dos países, inclusive no Brasil?
- Celsius! - respondeu Maria
- Certinho! Há também a escala Fahrenheit para os
países de língua inglesa e a escala Kelvin para
trabalhos científicos... Como eu pude ver vocês já
tem uma ideia sobre temperatura, eu vou ligar o
ventilador para explicar mais matéria, já volto!-
disse feliz o professor saindo da sala.

Poucos minutos depois, o professor volta para sua
sala, pega um canetão de lousa e escreve algumas
fórmulas à medida que ia falando-as.
- Zero Kelvin é igual a duzentos e setenta e três
graus Celsius negativo (0 K = -273º C), temperatura
Kelvin é igual a temperatura Celsius mais duzentos e
setenta e três (Tk = Tc + 273), e por ultimo
temperatura Celsius dividido por cinco é igual a
temperatura Fahrenheit menos trinta e dois, todos
divididos por nove (Tc/5 = Tf-32/9). Pronto.
- Professor, o que é isso? – perguntou Maria
-Essas são as fórmulas para calcular as escalas ou
temperaturas que eu disse anteriormente. Alguém
sabe me dizer por que um corpo humano não chega
a zero grau ou zero absoluto em escala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.