segunda-feira, 9 de outubro de 2017

9º C ações calor e temperatura história aula 2

Aprendendo sobre temperatura e calor – Aula 2
No dia seguinte, a turma do 9º ano C mal esperava para ter novamente a aula de Ciências. Quando o professor chegou, todo mundo começou a falar sobre a aula anterior foi muito boa. Até que o professor conseguiu falar:
- Bom dia turma, estou vendo que vocês gostaram da aula de ontem, estão muito animados para a de hoje também?
- Claro que estamos animados, essas aulas estão sendo muito divertidas, até pra mim que durmo em todas as aulas. – disse Tatiana
- É verdade, Tati! Não dá nem vontade de bagunçar, muito menos dormir. - falou Leonardo – O que vamos aprender hoje, professor?
- Boa pergunta, Leonardo, hoje nos vamos estudar duas coisas: dilatação térmica e transmissão de calor.  
- Isso deve ser difícil – falou Marcela
- Não é tão difícil assim, se precisar escreva pontos importantes para te ajudar a lembrar do conceito. - falou o professor
- Vamos começar com dilatação térmica? – perguntou Fernanda
- Okay. Dilatação térmica é a variação das dimensões em corpos sólidos ou líquidos. Um bom exemplo de dilatação térmica é quando alguém precisa desatarraxar uma porca, porém ela está tão dura a ponto de não se mover. Para resolver esse problema é só aquecer a porca, pois ao receber energia na forma de calor, os corpos se dilataram e aumentam o seu volume. Com esse aquecimento, a vibração das moléculas aumenta, se afastando uma da outra. Isso é a base para os outros tipos de dilatação. - explicou o professor
-Quais são os outros tipos? São muitos?- perguntou Marcelo
- Há outros três tipos: Dilatação térmica dos sólidos, dilatação térmica dos líquidos e dilatação irregular da água.
- Ah... São poucas- disse Marcelo
- Dilatação térmica dos sólidos: o objeto deve possuir folgas ou juntas de dilatação, para permitir que a mudança de temperatura ocorra sem haver prejuízos à estrutura. Vamos observar um exemplo: se um copo contém um orifício (anel, copo ou garrafa) e for aquecido, a abertura e todo o corpo são dilatados. Dentro deste tipo há um outro, chamado de dilatação Linear, esta aplica-se apenas em corpos sólidos e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão e leva em consideração as propriedades do material de objeto ou coeficiente de dilatação linear.- o professor explicou
- Que legal! – disse Isis, alegre.
- É muito legal, mas vamos continuar dilatação térmica dos líquidos: quando um liquido aquece, ele mantém um equilíbrio térmico com o seu recipiente, que também dilata. Todos os líquidos possuem coeficientes de dilatação maior que os sólidos. Por isso, um recipiente cheio de liquido, ao ser aquecido, transborda. - continuou o professor
- É tipo quando você enche demais um copo um água, e ele começa a transbordar, só que nesse caso o copo também dilata. Que louco!- falou João Victor
- No caso da água é diferente, vou explicar isso agora na dilatação irregular da água: quando um corpo resfria é provocado a redução de seu volume, com a água é ao contrário, o resfriamento sob pressão normal de 4º C até 0º C, aumento o seu volume, sendo a sua densidade máxima em relação à temperatura 4º C. Outro exemplo: enquanto a maioria das substâncias aumentam seu volume ao se fundirem, a água aumenta seu volume ao congelar. No processo de resfriar ou aquecer os corpos, a densidade, as dimensões e o volume são alterados e a massa continua a mesma. Lembrando que a fórmula para calcular densidade é: densidade igual à massa dividida pelo volume (D=M/V) 
- Tudo que envolve a água é demais. – disse Tatiana
- E muito interessante também! – falou Marcela
- Vocês tem razão, meninas! Inclusive, Marcela, você viu como não é tão difícil? – falou o professor
- Vi sim, professor, não vou mais esquecer as dicas que você me deu!- disse Marcela
- Que bom! Agora vamos estudar sobre transmissão de calor, lembrando que calor é energia transferida entre dois corpos em razão da diferença térmica entre eles... - começou o professor
- Vai ser fácil, igual à dilatação? Tomara!- disse Isis
- Mais ou menos, vai ser mais fácil para lembrar-se dos exemplos, pois são mais cotidianos. Se você continuar fazendo anotações sobre pontos importantes da explicação, será ainda mais fácil. - explicou ele
- Então... Pode começar porque eu já estou prontinha!- disse a garota
- Há algumas perguntas cotidianas que fazemos, mas às vezes não sabemos responder, por exemplo: por que, no verão, roupas claras são mais confortáveis que às escuras? Por que, no frio, é comum animais eriçarem o pelo ou as penas? Por que cabos de panelas são feitos de madeira ou plástico? Essas são algumas perguntas que o conceito de transmissão de calor pode responder.
- É verdade, às vezes eu me pergunto ou pergunto para alguém mais velho, que sabe bastante. - falou Tatiana
- Agora todos vocês vão saber a respostas. Vamos começar com condução térmica: é a troca de calor ocorrida entre dois corpos sólidos em seu interior, seja por aquecimento direto ou contato entre esses corpos. Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, as moléculas do corpo mais quente colidem com as moléculas do corpo mais frio, transferindo energia para este, ocorrendo um equilíbrio térmico. Nem todos os corpos produzem calor com a mesma facilidade, por exemplo, quando você pisa descalço em um tapete e um piso de madeira, tem-se a impressão de que o piso está mais frio. Isso acontece, pois os pés perdem calor mais rapidamente para a madeira. A propriedade que caracteriza a condução de um material é a condutividade térmica. - explicou o professor
- Eu sempre ando descalço e sempre parece que o chão está gelado, principalmente depois que eu acordo e piso sem chinelo no chão. – falou João Victor
- Lembrando, pessoal, a energia térmica faz com que as moléculas vibrem, provocando choques entre elas, que permitem a transmissão do calor molécula a molécula. Quanto maior a temperatura do corpo, maior a vibração das moléculas. - continuou o professor
- Essa regra é para quase tudo que envolve temperatura, né?! – disse Marcelo
- Com certeza. Agora veremos convecção térmica: é o processo onde ocorre transferência de calor, que se dá com o deslocamento da matéria, em virtude de diferença entre massas quente e fria. Quando se aquece água numa panela, a parte inferior dela esquenta pelo contato com fundo, que recebe o calor do fogo, a água aumenta de volume e sobe, pois fica menos denso. Ao mesmo tempo, há camadas mais frias e densas que tendem a descer. Desse modo, formam correntes de convecção no interior do liquido, fazendo com que toda água da panela aqueça.
- Ah... Então é por isso que a água forma bolhas quando está fervendo, professor?- perguntou Tatiana
- Sim. Vou fazer uma pergunta bem fácil: qual é o melhor tipo de cor de roupa no verão?- perguntou
- Ah... Essa é muito fácil professor, vamos ver se os meninos sabem?- falou Fernanda
- São as roupas claras, lógico!- disse Bruno
- Acertou, e isso tem haver com o ultimo conceito, irradiação térmica: é uma das formas de propagação de calor na forma de ondas eletromagnéticas ou ondas de calor, como o infravermelho. Pode ocorrer em materiais ou no vácuo (espaço), sendo o Sol a maior fonte de ondas infravermelhas que chegam a Terra. Todos os corpos irradiam calor, desde que estejam a uma temperatura maior que zero absoluto. Quanto maior a temperatura do corpo, mais calor irradia...
- Esse zero absoluto nós aprendemos ontem e como disseram a regra que tem haver com a temperatura voltou. - disse Marcela
- Sim. Bom... Continuando, dois conceitos que estão muito ligados com a irradiação térmica é a absorção e o reflexo. O aquecimento de um corpo por irradiação está associado à sua cor e à natureza de sua superfície. Agora vocês terão a resposta da ultima pergunta que eu fiz: as cores claras absorvem menos calor, pois elas têm maior poder de reflexão e baixo poder de absorção. Por outro lado, nas mais escuras é possível absorver toda a energia radiante que incida nele, isso é denominado corpo negro ou radiador ideal. Será que depois dessa explicação, vocês podem me dar exemplos de irradiação térmica?- professor finalizando sua explicação
- Aquecer a mão em uma fogueira, pode ser?- perguntou Bruno
- Claro Bruno! Alguém mais? – falou o professor
- Eu... Aquecimento de alimentos no micro-ondas – afirmou Tatiana
- As paredes de uma garrafa térmica- comentou Isis
- A irradiação das lâmpadas!- disse Fernanda
- Isso mesmo, pessoal, além desses exemplos há muitos outros. Gostei de ver vocês participando das aulas, perguntando e respondendo, é assim que deve ser. Todo o conteúdo dado é muito importante, não importa se você vai ou não usar na sua vida. Então para finalizamos, vocês podem fazer os exercícios em casa, porque o conteúdo foi ensinado com sucesso. Não se esqueçam que estudar é sempre bom. Fim da aula. – falou o professor.
O sinal tocou e todos foram para casa, contando para todos o que aprenderam na aula Ciências. 


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