Contexto:
Na cidade fictícia de Água Clara, com 16 mil habitantes, a única fonte de abastecimento de água é o Rio Azul, utilizado tanto para o consumo da população quanto para lazer e irrigação das plantações locais. No entanto, a cidade não conta com nenhum sistema de tratamento de água ou esgoto, o que coloca em risco a saúde da população.
Recentemente, um morador da cidade foi diagnosticado com uma doença de veiculação hídrica. O caso foi denunciado ao Ministério Público, que convocou os candidatos a prefeito, vice-prefeito e um assessor para apresentarem propostas emergenciais para impedir a propagação da doença.
A cada 10 minutos, o número de casos da doença irá dobrar, o que aumenta a urgência de soluções eficazes. Os candidatos têm a missão de elaborar e propor medidas que contenham o avanço da doença e protejam os moradores da cidade.
Papéis na Simulação:
- Prefeito: Responsável por propor soluções estratégicas e de longo prazo para garantir que o saneamento básico seja implementado de maneira eficaz.
- Vice-Prefeito: Focado em medidas emergenciais de curto prazo, como ações rápidas que possam ser tomadas para conter a doença imediatamente.
- Assessor Técnico: Fornece apoio técnico e informações científicas sobre o tratamento de água, esgoto e prevenção de doenças hídricas.
Desafio:
Cenário Inicial:
- Um morador foi contaminado por uma doença de veiculação hídrica.
- Os casos vão dobrar a cada 10 minutos.
- A cidade não possui tratamento de água e esgoto.
Objetivo:
- A equipe deve apresentar um plano emergencial para conter o avanço da doença nas próximas 24 horas, antes que a situação saia de controle.
- A cada rodada de 10 minutos, novos dados serão apresentados pela equipe de simulação, simulando o aumento de casos.
- O grupo deve apresentar medidas de curto, médio e longo prazo para garantir que o Rio Azul continue a ser uma fonte segura de abastecimento para a cidade, tanto para consumo quanto para lazer e agricultura.
Propostas a serem abordadas:
Medidas Emergenciais:
- Como garantir água potável para a população de forma imediata? (Distribuição de água mineral? Tratamento provisório? Campanha educativa sobre fervura de água?)
- Como evitar que as pessoas usem o Rio Azul para lazer ou irrigação até a contenção da doença?
Plano de Saneamento Básico:
- Propostas para a construção de uma estação de tratamento de água e esgoto.
- Uso de tecnologias alternativas para o saneamento em regiões mais afastadas da cidade.
Prevenção a Doenças de Veiculação Hídrica:
- Campanhas de conscientização para a população sobre higiene, cuidados com água e alimentos, e a importância do saneamento.
- Medidas de controle para impedir o avanço de doenças de veiculação hídrica, como vacinação e distribuição de medicamentos.
Apoio da População:
- Como convencer a população a seguir as orientações emergenciais para evitar o colapso de saúde pública?
- Como envolver os cidadãos na proposta de um projeto de saneamento a longo prazo?
Critérios de Avaliação:
- Criatividade nas soluções propostas.
- Viabilidade das medidas emergenciais e de longo prazo.
- Engajamento da população e estratégias de comunicação para garantir a adesão ao plano de contenção.
- Responsabilidade social e cuidado com os recursos naturais da cidade.
Essa situação-problema incentiva os alunos a pensar de forma crítica e prática, levando em consideração os aspectos de saúde pública, gestão de recursos e o impacto social e ambiental do saneamento básico.
Enigma: As Cinco Famílias de Água Clara
Cinco famílias vivem na cidade de Água Clara e cada uma delas contraiu uma doença de veiculação hídrica. Cada família mora em uma casa de cor diferente, todas alinhadas em uma mesma rua. Cada uma das famílias foi infectada por um agente causador diferente (bactéria, protozoário, parasita ou vírus), bebeu uma água diferente e adotou medidas de prevenção diferentes. Você consegue descobrir qual família contraiu qual doença?
Regras:
- A família que mora na casa azul foi contaminada por uma bactéria.
- A família que mora na casa verde contraiu esquistossomose, causada por um parasita.
- A família que bebeu água mineral adotou a profilaxia de fervura de água antes do consumo.
- A família que contraiu hepatite A mora ao lado da família que bebe água de poço.
- A família que mora na casa vermelha bebe água diretamente do rio.
- A família que mora na casa amarela pratica medidas de prevenção como vacinação.
- A família que bebe água filtrada foi contaminada por um protozoário.
- A família que contraiu leptospirose mora ao lado da família que adota profilaxia com uso de controle de roedores.
- A família que mora na casa branca bebe água clorada.
- A família que contraiu giardíase não mora ao lado da família que bebe água diretamente do rio.
Doenças envolvidas:
- Cólera
- Esquistossomose
- Leptospirose
- Hepatite A
- Giardíase
Dicas para resolver:
- Existem cinco casas de cores diferentes.
- Cada família tem um tipo de água consumida e uma doença específica.
- Relacione as dicas e os dados sobre as doenças para deduzir quem contraiu qual doença, onde cada família mora, qual água consomem e que medidas de profilaxia adotam.
Esse tipo de enigma incentiva os alunos a usar a lógica e o raciocínio dedutivo, além de aprender sobre os agentes causadores de doenças e suas prevenções de uma forma divertida e interativa!
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