domingo, 23 de novembro de 2014

sugestão de projeto para problemática do lixo

Projeto: Lixo Publico 6 anos. Justificativa A questão lixo ou resíduos sólidos está na mídia escrita e televisiva possibilitando uma relação com a vivencias dos alunos, e colocando em pauta um problema social que se deve achar uma solução para tal situação e que para isso os alunos inseridos na sociedade deve buscar soluções e como fazer isso? Conhecendo o tipo de lixo e maneiras para reduzir, reaproveitar, reutilizar, reciclar e escolhendo os destinos adequados para os resíduos sem possibilidade de reaproveitamento. Objetivo geral Criar habilidades e competências frente a problemática de resíduos sólidos, elaborando soluções e aplicando os conceitos aprendidos. Objetivos específicos Conhecer os tipos de resíduos Identificar os tipos de resíduos e os problemas para a saúde humana e ambiental. Verificar quais destinos dos tipos de resíduos é mais ideal para a reciclagem e o reaproveitamento. Entender o processo de reciclagem, compostagem e aterros sanitários. Observar que somos agentes de mudanças no mundo e que nosso consumo influência na geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Aprender que pequenas ações somadas resultam em grandes resultados. Orientar tomadas de decisões frente a problemática dos resíduos sólidos. Procedimento: Sensibilização da problemática com o filme ilha das flores. Abertura de discussão para verificar os conhecimentos prévios, o que favorece para uma aprendizagem mais efetiva. Questões como para onde vai o lixo que estamos produzindo? O que pode ser feito com o lixo? O que é lixo? São algumas das questões que pode ser introduzidas. Lição de casa pesquisar para onde vai o lixo de sua cidade? Qual a produção? Que valor a prefeitura gasta para dar um destino correto a esse lixo? Na segunda aula coleta dos dados solicitados na lição de casa e construção de tabelas e gráficos solicitar apoio ao professor de matemática. Fazer leitura de texto que mostre a quantidade de lixo produzido pela população e elaboração de contas matemáticas para verificar a quantidade de lixo produzido na nossa cidade. Para casa pesquisar produtos feitos com material reciclados. Na terceira aula perguntar se conseguiram encontra onde tem lixo em produtos reciclados, se possível mostrar objetos feitos de resíduos reciclados, deixando eles manipulares os objetos. Fazer uma leitura de texto que mostre as vantagens da reciclagem e reaproveitamento do lixo. Na quarta aula questionar sobre os lixos orgânicos o que podemos fazer se tem como recicla-los , e apresentar o processo de compostagem e ensinando a construir uma composteira caseira. Mostrar uma animação do destinos do lixo para aterro sanitário e incineração. Mostrando as vantagens e desvantagens de cada processo. Na quinta aula “avaliação” elaboração de uma carta para o prefeito mostrando que método o município poderia utilizar para a problemática do lixo. Apoio da professora de língua portuguesa. Avaliação será utilizado o método de observação sistemática onde as respostas, questionamentos e pesquisas feitas pelo aluno contam pontos para composição de sua nota. Somada com a elaboração da carta no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.