domingo, 16 de setembro de 2012

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA “PAULA SOUZA” FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA – FATEC GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE BIOCOMBUSTÍVEL.







COGERAÇÃO DE ENERGIA

INACIO ALMEIDA FLOR
RA: 21121320-5
Resenha feita sobre orientação do professor Paulo Medes da disciplina produção vegetal II

Piracicaba
2012
Cogeração de energia
A Cogeração é definida como um processo de produção e utilização combinada de calor e eletricidade, proporcionando o aproveitamento de mais de 70% da energia térmica proveniente dos combustíveis utilizados nesse processo. Embora utilize processos de aproveitamento de calor que tipicamente provém dos gases de escape de um Ciclo Brayton à semelhança de sistemas a Ciclo Combinado, estes processos são essencialmente distintos na prática e aplicação: Ciclo Combinado possui dois ciclos termodinâmicos, normalmente Brayton-Rankine e produz um produto final (eletricidade). Na Cogeração, o sistema parte de um recurso, com um ciclo termodinâmico, obtendo-se dois produtos finais. A eficiência máxima (hoje) de uma maquina térmica (p.ex. motor a combustão) e de 57%; Assim, no mínimo 43% da energia contida na fonte primaria (combustível) e descartada sob a forma de calor. A cogitação propicia o aproveitamento do calor rejeitado, elevando a eficiência total para valores de ate 93%. Potencial na Industria Canavieira ao projetar a usina pensa-se em: Sacos de açúcar / tonelada de cana, m3 de álcool / tonelada de cana, atualmente também deve-se pensar em: kWh/ tonelada de cana.Hoje, dependendo do grau tecnológico, o potencial varia entre 60 e 80 kWh / tonelada de cana. Esta faixa e bastante ampla  30% - e pode fazer muita diferença. Na tabela abaixo pode se perceber que o valores investidos podem compensar a produção de energia sendo pago o investimento em um curto espaço de tempo, somente com a cogeração de energia elétrica. O conhecimento para adquirir essa tecnologia não está fácil nossas universidades apresentam dificuldade na formação qualificada de mão de obras para atuar nesta tecnologia aprimorar nossos conhecimento e aperfeiçoar nossa tecnologia é fundamental para suprir a necessidade energética por um bons anos. Reduzindo o impacto de construções gigantescas com hidrelétricas e investimentos bilionários com as usinas nucleares. Sendo uma alternativa viável para a questão energética nacional por um período de tempo razoável de 10 anos.  Como as usinas de álcool produzem grande quantidade de vapores que utilizam em seus processos esse vapor pode ser utilizado para gerar energia elétrica fazendo girar uma turbina gerando um gerador e produzindo energia elétrica.

Neste trabalho analisado percebi a importância da cogeração para um grupo que esta estudando para formar-se em tecnologia em bioenergia essa nova tecnologia requer novos profissionais para trabalhar nesta área. 







Bibliografia:
www.saneamento.sp.gov.br/bio_apresen/Procknor.pdf acesso dia 26/08/12
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cogera%C3%A7%C3%A3o acesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.