quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Fatores individuais para uma boa saúde

A prática de exercícios físicos é muito importante para a manutenção da saúde. Quem se movimenta controla melhor o corpo e prolonga a vida, pois coloca em funcionamento todos os sistemas do corpo. Veja alguns dos principais benefícios da prática de exercícios físicos: Redução da pressão do sangue. Aumento do nível do colesterol benéfico e redução do colesterol prejudicial às artérias. Ajuda no controle do peso, diminuindo a obesidade e outros malefícios da má alimentação. Aumento da eficiência dos sistemas digestivo e excretor. Melhora na resistência dos ossos, na flexibilidade das juntas e aumento do tônus muscular. Redução de ansiedade e depressão. Ajuda a ter um sono mais tranquilo. Impacto positivo sobre o autoconceito. Nas mulheres, há a diminuição de sintomas de TPM e de cólicas menstruais. Praticar exercícios físicos é muito diferente de praticar esportes , como aponta o artigo “Escola e saúde”, de Selva Maria Guimarães Barreto, publicado no site da Revista Eletrônica de Ciências. No primeiro caso, o principal objetivo é a movimentação do corpo e de todos os sistemas visando estar mais saudável. No entanto, quando praticamos esportes, nem sempre aquele é o nosso principal objetivo: performance máxima e ir além dos limites do corpo geralmente são as linhas principais. Jogadores de futebol contundidos, bailarinas com fortes dores nos pés, ginastas com problemas no joelho e jogadores depressivos são apenas alguns dos exemplos comuns de pessoas que praticam esportes sem ter como objetivo principal a saúde do corpo e da mente. Muito falamos sobre higiene, mas você já parou para pensar no que exatamente essa palavra significa? Escolha quais são os hábitos ligados à higiene.

domingo, 8 de março de 2015

"igualdade de condições para o acesso e permanência na escola."

Vivemos num pais com grande diversidade cultural e social. Regiões do pais rica em recursos e outras com muito pouco. Para conseguir manter as condições de acesso e permanência na escola se dá por diversos fatores, mais sei que o mais agravante é o trabalho infantil, desnutrição, drogas e violência são os principais fatores que diminui a permanência dos alunos em sala de aula. Somos um pais que apresenta um jeitinho para tudo e buscamos vantagens no nosso cotidiano. Não culpo o governo mais sim o jeito dos brasileiros que querem levar vantagem em tudo. As condições seriam uma alimentação de qualidade, não vemos essa alimentação de qualidade pois empresários querem ganhar dinheiro fácil usando os processos licitatórios para empurrar mercadorias de má qualidade com preços mais altos que os praticados no mercado. A desonestidade parece valer muito no Brasil, famílias tem que colocar seus filhos no trabalho para conseguir dar o sustento para eles, mais uma vez o que impera é a ganância do capital que explora essas famílias deixando num ciclo vicioso possibilitando um ganho maior em cima destas pessoas. Em quando a lei não for igual para todos a violência e o desrespeito vai dominar e drogas e sexo vai permanecer como uma forma de questionar o domínio do estado e sem saber os rumos que isso segue.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

férias época de aprender

_________________________________________nº______ 7 serie __ 1) O esquema a seguir representa a organização de dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, conectando dois órgãos identificados por X e Y. Nome: a) Identifique o arranjo entre os dois neurônios, indicado com o número III. A) Impulso B) Sinapse C) Antagônicos D) Sensitivo. b) Qual a direção do impulso nervoso? Use os números I e II na sua resposta. A) I para II B) II para III C) I para III D) II para I c) O que poderiam ser os órgãos X e Y? assinale as alternativas corretas A) Músculo e corpo do neurônio B) Corpo do neurônio e músculo C) Pele representa I e olho o II D) X representa a pele e y um neurônio. 2) Na figura abaixo representa uma resposta denominada arco reflexo, quais são os nervos que estão relacionados com essa ação?

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Os problemas na educação brasileira

São inúmeros os problemas na educação brasileira, mas um fator principal é a cultura, um habito cultural de levar vantagem em todo, observando na rua vemos motoristas passando no sinal vermelho, pessoas cortando filas para brincar num parque de diversão, escondendo um objeto que encontrou na rua, uma pessoa encontra dinheiro e não devolve. São varias situações que mostra os hábitos culturais implantado no povo brasileiro, em que sempre se dá um jeitinho que se consegue tudo. Já ouvi deputado tirar presos de cadeia só por ser deputado e ter influencia . Podemos ver e ouvir inúmeros casos como esses citados, a vantagem em cima de tudo e o interesse pessoal fala mais forte nas tomadas de decisão, somos levados a pensar de acordo com uma ideologia capitalista onde somos escravos do dinheiro, famílias desestruturadas, valorização de personagens como jogadores de futebol, autores de cinema e novelas. Existe uma inversão de valores na sociedade que não apresenta com isso um estimulo para a aprendizagem, pois ter conhecimento neste pais não é garantia de sucesso o sucesso aqui é saber dar os jeitinhos para conseguir ter uma vida boa e quem estudou e busca cada vez mais o conhecimento não é valorizado é chamado de bobo, entre outros..., profissionais mal formados muitas burocracias, e sempre alguém querendo levar vantagem em tudo e nas costas dos outros. Para melhorar a educação temos que deixar de dar os jeitinho na vida, aluno não entregou atividade, falta muito existe sempre um jeitinho para ele, faça reposição de falta fazendo esse trabalho, não entregou atividade o que o professor deve fazer ? punir? Não conversar e dar nova chance a ele, estamos formando brasileiros treinados a dar um jeitinho na vida.

domingo, 23 de novembro de 2014

sugestão de projeto para problemática do lixo

Projeto: Lixo Publico 6 anos. Justificativa A questão lixo ou resíduos sólidos está na mídia escrita e televisiva possibilitando uma relação com a vivencias dos alunos, e colocando em pauta um problema social que se deve achar uma solução para tal situação e que para isso os alunos inseridos na sociedade deve buscar soluções e como fazer isso? Conhecendo o tipo de lixo e maneiras para reduzir, reaproveitar, reutilizar, reciclar e escolhendo os destinos adequados para os resíduos sem possibilidade de reaproveitamento. Objetivo geral Criar habilidades e competências frente a problemática de resíduos sólidos, elaborando soluções e aplicando os conceitos aprendidos. Objetivos específicos Conhecer os tipos de resíduos Identificar os tipos de resíduos e os problemas para a saúde humana e ambiental. Verificar quais destinos dos tipos de resíduos é mais ideal para a reciclagem e o reaproveitamento. Entender o processo de reciclagem, compostagem e aterros sanitários. Observar que somos agentes de mudanças no mundo e que nosso consumo influência na geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Aprender que pequenas ações somadas resultam em grandes resultados. Orientar tomadas de decisões frente a problemática dos resíduos sólidos. Procedimento: Sensibilização da problemática com o filme ilha das flores. Abertura de discussão para verificar os conhecimentos prévios, o que favorece para uma aprendizagem mais efetiva. Questões como para onde vai o lixo que estamos produzindo? O que pode ser feito com o lixo? O que é lixo? São algumas das questões que pode ser introduzidas. Lição de casa pesquisar para onde vai o lixo de sua cidade? Qual a produção? Que valor a prefeitura gasta para dar um destino correto a esse lixo? Na segunda aula coleta dos dados solicitados na lição de casa e construção de tabelas e gráficos solicitar apoio ao professor de matemática. Fazer leitura de texto que mostre a quantidade de lixo produzido pela população e elaboração de contas matemáticas para verificar a quantidade de lixo produzido na nossa cidade. Para casa pesquisar produtos feitos com material reciclados. Na terceira aula perguntar se conseguiram encontra onde tem lixo em produtos reciclados, se possível mostrar objetos feitos de resíduos reciclados, deixando eles manipulares os objetos. Fazer uma leitura de texto que mostre as vantagens da reciclagem e reaproveitamento do lixo. Na quarta aula questionar sobre os lixos orgânicos o que podemos fazer se tem como recicla-los , e apresentar o processo de compostagem e ensinando a construir uma composteira caseira. Mostrar uma animação do destinos do lixo para aterro sanitário e incineração. Mostrando as vantagens e desvantagens de cada processo. Na quinta aula “avaliação” elaboração de uma carta para o prefeito mostrando que método o município poderia utilizar para a problemática do lixo. Apoio da professora de língua portuguesa. Avaliação será utilizado o método de observação sistemática onde as respostas, questionamentos e pesquisas feitas pelo aluno contam pontos para composição de sua nota. Somada com a elaboração da carta no final.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

questões sobre os hormônios

) O hormônio folículo estimulante (FSH) é produzido pela glândula hipófise e atua respectivamente na transformação de meninas e meninos em mulheres e homens. Porém, a ação deste hormônio é diferente em cada sexo. Nos sexo feminino e masculino, o FSH atua, respectivamente: Sexo feminino Sexo Masculino A Acelerar o metabolismo Aumentar a massa muscular B Amadurecer os óvulos Promove a formação de espermatozóide C Estimula a produção de leite Acelera o metabolismo D Induz a produção de testosterona Induz a produção de estrogênio

sistema endócrino os hormônios