quarta-feira, 15 de outubro de 2014

domingo, 8 de junho de 2014

Lutar por uma educação efetiva

O sonho de um professor A realidade da educação brasileira não é muito animadora, estamos situados atrás de muitos países no quesito educação, mais estamos entre os cinco primeiros times do mundial de futebol segundo o ranking da fila 2014. Somos a sétima potencia mundial em receitas do Pib segundo o site http://economia.terra.com.br/pib-mundial/ na educação não e bem isso que vemos estamos no ranking da educação ficamos em penúltimo lugar como mostra o site: http://www.epochtimes.com.br/brasil-fica-em-penultimo-em-ranking-de-educacao/#.U5SQClVdX_E acesso dia 08/06/14. “Dentre os 39 países e a região de Hong Kong estudados, o Brasil ficou somente na frente da Indonésia. O país que atingiu o topo do ranking foi a Finlândia, seguido da Coreia do Sul e de Hong Kong, na China.” Então eu começo a questionar qual é o real significado destes números, por que nossos governantes não realizam uma mudança na educação, melhorando a infraestrutura das escolas, melhorando o salário dos professores deixando a escola como um lugar gostoso de ir frequentar transformar a escola em um local prazeroso divertido e alegre que estimule a criatividade e a busca pelo saber. No livro o que é educiacionismo Cristovam Buarque apresenta alguns índices das reais intenções dos políticos e dos empresários que realmente governam este pais. As leis são na maioria feitas por eles para eles. “...o Brasil é um país atrasado intelectual, cientifica e tecnologicamente, porque dois terços da população excluída da educação formam um potencial perdido e um terço recebe uma educação sem necessidade de grande qualidade, já que está protegido pela má educação dos excluídos...”. (Buarque 2008 pág 48) Como podemos perceber a educação do país necessita urgentemente de mudanças como podemos fazer isso? A única e exclusiva solução e através da luta de classe na defesa de escola mais de qualidade para nossos filhos possibilitando uma aprendizagem mais efetiva e duradoura.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

situação de aprendizagem vitaminas

Cada 
marinheiro 
da 
esquadra
 de 
Cabral
 recebia
 mensalmente 
para 
suas 
refeições 
15 kg 
de 
carne 
salgada, 

cebola, 
vinagre, 
azeite 
e 
12 kg 
de 
biscoito. 
O 
vinagre 
era 
usado 
nas 
refeições 
e 
para 
desinfetar 
o 
porão, 
no
qual, 
acreditava‐se, 
escondia‐se 
a 
mais 
temível 
enfermidade 
da 
vida 
no
 mar. 
A
 partir 
do 
século 
XVIII 
essa
doença 
foi 
evitada 
com
 a 
introdução 
de 
frutas 
ácidas
 na 
dieta 
dos 
marinheiros. 
Hoje 
sabe‐se
 que 
essa doença 
era 
causada
 pela 
deficiência 
de 
um
 nutriente 
essencial 
na 
dieta.

(Adaptado
 de :
 Bueno, 
E. 
A
 VIAGEM
 DO 
DESCOBRIMENTO. 
Rio 
de 
Janeiro. 
Objetiva.
1998.)



 a)
 Que 
nutriente
 é 
esse?



 _________________________________________________________________________________

 b)
 Que 
doença 
é 
causada 
pela 
falta 
desse 
nutriente?



 _________________________________________________________________________________

 c)
 Cite
 duas
 manifestações 
aparentes 
ou 
sintomas 
dessa
 doença.



 _________________________________________________________________________________