quarta-feira, 23 de outubro de 2013
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
terça-feira, 24 de setembro de 2013
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
sistema endócrino
para entendermos como funciona o sistema endócrino, pode ser feita uma analogia a uma balança de pratos, as glândulas produzem hormônios à procura do equilíbrio atuando em comunicação com o sistema nervoso, participa da coordenação de mensageiros químicos que são lançados na corrente sanguínea e atuam em órgãos alvos.
domingo, 8 de setembro de 2013
lua e vênus
Vênus é o planeta mais brilhante visto pelo nosso céu. Desde meados de julho ele vem iluminando os fins de tarde. E no próximo dia 8 de setembro poderemos admirar mais um fenômeno astronômico de fácil observação: a ocultação do brilhante Vênus pela Lua.
Nessa data, o nosso satélite natural passará bem em frente ao planeta encobrindo-o completamente. Isso ocorrerá por volta das 19h em muitas cidades do Sul, situadas abaixo de Florianópolis (latitudes Sul maiores que 27 graus). Basta olhar na direção da Lua muitos minutos antes para sentir como “evolui” o fenômeno. Depois, o astro poderá ser visto novamente, reaparecendo no lado iluminado (brilhante) da Lua. Quem mora em regiões do país acima de Florianópolis, não verá a ocultação. Mas valerá a pena olhar a beleza do quadro que se formará com a passagem da Lua muito ‘próxima’ a Vênus”.
A ocultação ocorrerá no lado poente após o pôr do Sol. A Lua terá um tom acinzentado na ocasião. Um pouco abaixo (cerca de 3 graus = 6 vezes o diâmetro aparente da Lua) dela, estará a estrela Espiga (ou Spica), a qual é de primeira magnitude, pertencente à constelação da Virgem. Ela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o estado do Pará.
sábado, 7 de setembro de 2013
Educação ambiental
As informações contidas neste blog tem como
objetivo auxiliar professores e os demais interessados, fornecendo subsídios
para aplicação correta da Lei 9795/99
que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
O foco da publicação é a Política Nacional de Educação Ambiental,
envolvendo seu entendimento legal, sua contextualização na legislação ambiental
brasileira e seus desdobramentos em relação às políticas propostas pelo
Ministério da Educação. Para isso incluímos alguns textos cujos conteúdos
fornecem desde uma visão histórica e globalizadora da EA até o documento
resultante da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+10,
realizado em setembro de 2002, que se refere á Educação. Nesse percurso, é
comentado os principais eventos internacionais da EA, sua evolução na
legislação brasileira, noções básicas sobre a hierarquização das normas
jurídica, a íntegra da Lei nº 9795/99 e sua regulamentação e o parecer
técnico-juridico da Política Nacional de Educação Ambiental. Este último tem a
intenção de dirimir dúvidas sobre a obrigatoriedade das instituições
educacionais em incluir a EA em todos os níveis e modalidades de ensino
considerando suas políticas específicas e ainda fornece meios de cobrança quando
isto não ocorre. Não devemos esquecer, porém,
que esta lei foi o marco legal que determinou a inclusão da EA nas
políticas educacionais do Ministério da Educação. Embora sua aplicação envolva
todos os níveis e modalidades de ensino, o MEC optou por iniciar no ensino
fundamental por já contar com a reforma curricular consolidada pelos Parâmetros
Curriculares Nacionais a partir de 1996. Este programa introduz para o âmbito da escola os Temas
Transversais, sendo Educação Ambiental um deles. Com estes elementos o MEC
oficializou a Coordenação-Geral de Educação Ambienta (COEA) que por sua vez,
elegeu o programa de formação de professores como eixo político para
institucionalizar a EA no ensino formal.
fonte:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Fundamental
Coordenação-Geral de Educação Ambiental
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