segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

atividade 6 anos ciências - ciclo da água


 O ciclo da água é o processo pelo qual a água se movimenta entre a atmosfera, a superfície terrestre e os oceanos. Esse movimento envolve mudanças de estado físico da água, que pode ser líquida, sólida ou gasosa. As principais etapas do ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação, infiltração, escoamento e transpiração.


A evaporação é a passagem da água do estado líquido para o gasoso, que ocorre principalmente nos oceanos, mas também em rios, lagos e solo. A condensação é a transformação da água gasosa em líquida, que forma as nuvens na atmosfera. A precipitação é a queda da água das nuvens para a superfície terrestre, que pode ser em forma de chuva, neve ou granizo. A infiltração é a penetração da água no solo, que pode formar lençóis freáticos ou nascentes. O escoamento é o deslocamento da água na superfície terrestre, que pode formar rios, lagos ou geleiras. A transpiração é a perda de água pelas plantas na forma de vapor.


O ciclo da água é fundamental para a manutenção da vida no planeta, pois distribui e renova a água nos diferentes ambientes. Além disso, o ciclo da água influencia o clima, a vegetação e o relevo.


Para compreender melhor os conceitos do ciclo da água, podemos realizar algumas atividades práticas, como:


- Observar o fenômeno da evaporação colocando um copo com água em um local ensolarado e medindo o nível da água ao longo do tempo.

- Simular o fenômeno da condensação colocando uma panela com água fervente no fogão e observando as gotas de água que se formam na tampa ou na parede.

- Construir um pluviômetro caseiro usando uma garrafa pet cortada e uma régua e medir a quantidade de chuva que cai em um determinado período.

- Investigar o fenômeno da infiltração usando um recipiente com areia, outro com argila e outro com terra e verificando qual deles retém mais água.

- Modelar o fenômeno do escoamento usando uma bandeja inclinada com diferentes tipos de solo e observando como a água se desloca sobre eles.

- Demonstrar o fenômeno da transpiração colocando um saco plástico transparente amarrado em uma folha de planta e observando a formação de gotas de água no interior do saco.


Após realizar essas atividades, podemos avaliar nosso aprendizado respondendo às seguintes perguntas de múltipla escolha:


1) O que é evaporação?

a) A passagem da água do estado líquido para o sólido.

b) A passagem da água do estado sólido para o líquido.

c) A passagem da água do estado líquido para o gasoso. 

d) A passagem da água do estado gasoso para o líquido.


2) O que são nuvens?

a) São massas de ar quente que sobem na atmosfera.

b) São massas de ar frio que descem na atmosfera.

c) São massas de vapor de água que se condensam na atmosfera. 

d) São massas de vapor de água que se evaporam na atmosfera.


3) O que é precipitação?

a) É a queda da água das nuvens para a superfície terrestre. 

b) É a subida da água dos oceanos para a atmosfera.

c) É a entrada da água no solo ou nas rochas.

d) É a saída da água das plantas ou dos animais.


4) O que é infiltração?

a) É a penetração da água no solo ou nas rochas. 

b) É o deslocamento da água na superfície terrestre.

c) É a transformação da água gasosa em líquida.

d) É a transformação da água líquida em sólida.


5) O que é transpiração?

a) É a perda de água pelas plantas na forma de vapor. 

b) É a absorção de água pelas plantas na forma de líquido.

c) É a troca de gases pelas plantas na forma de oxigênio e gás carbônico.

d) É a produção de energia pelas plantas na forma de glicose.


6) Relacione as etapas do ciclo da água com os exemplos dados:


( ) Evaporação

( ) Condensação

( ) Precipitação

( ) Infiltração

( ) Escoamento

( ) Transpiração


a) A formação de gotas de água na tampa da panela.

b) A queda de neve nas montanhas.

c) A diminuição do nível da água no copo.

d) A formação de um rio a partir de uma nascente.

e) A formação de gotas de água no saco plástico.

f) A formação de um lago em uma depressão.


7) Desenhe o ciclo da agua e crie uma legenda para as transformações que estão ocorrendo. 



domingo, 18 de fevereiro de 2024

Atividade de revisão e avaliação diagnóstica ( Matemática 8 ano C Maria Cândida )

 1. Poções Mágicas: A Professora Sofia, a Grã-Mestra das Poções, precisa de sua ajuda para preparar uma poção mágica de invisibilidade. A receita exige 7 gotas de poção verde, mas o Professor Inácio, o Grão-Mestre da Confusão, acidentalmente derramou 5 gotas de poção azul na mistura. A poção azul anula 2 gotas de poção verde para cada gota adicionada. Quantas gotas de poção verde a Professora Sofia precisa adicionar para completar a receita e obter a poção de invisibilidade?






2. Frações e Decimais: Numa terra de frações e decimais, o professor Miguel precisa comparar duas frações: 3/4 e 5/8. Qual fração é maior?





3. Expressões Mágicas: Para desvendar a fórmula secreta para resolver expressões algébricas, os alunos precisam simplificar a expressão 3a + 5b - 2a quando a = 4 e b = 2. Qual é a expressão simplificada?





4. Perímetro Encantado: Na floresta encantada, o perímetro de um jardim retangular mágico é de 36 metros e sua largura é de 6 metros. Qual é o comprimento do jardim?





5. Área Triangular: Na busca pela conquista do reino da Geometria, os alunos precisam calcular a área de um jardim triangular com base de 8 metros e altura de 5 metros. Qual é a área do jardim?





6. Poção Combinada: Durante um concurso de preparação de poções, o Professor Carlos tem 3 litros de Poção A e 2 litros de Poção B. Ele os mistura para criar a Poção C. Qual é o volume total da Poção C?




7. Frações e Decimais: Para compreender os mistérios dos decimais, os alunos precisam converter a fração 3/5 em decimal.





8. Probabilidade Mágica: No mundo da probabilidade, a chance de lançar um dado justo de seis lados e obter o número 4 é de 1/6. Qual é a probabilidade de NÃO rolar um 4?











9. Expressões Complexas: 

O Great Math Wizard desafia os alunos a simplificar a expressão (2x^2 - 3x) - (x^2 + 4x) quando x = 5. Qual é a expressão simplificada?






10. Equação Misteriosa: No país da Álgebra, a equação 2y – 8 = 10 precisa ser resolvida pelos alunos. Qual é o valor de y?


terça-feira, 7 de novembro de 2023

ASTRONOMIA AULA 2

 Olá, turma! Hoje vamos falar sobre um assunto muito legal: astronomia! 🌠



Astronomia é a ciência que estuda o universo, seus astros, planetas, estrelas, galáxias e tudo mais que existe lá fora. Você sabia que o nosso planeta Terra faz parte de um sistema solar, que é um conjunto de oito planetas que giram em torno de uma estrela chamada Sol? E que o nosso sistema solar é apenas um entre bilhões de outros que existem na nossa galáxia, a Via Láctea? E que a nossa galáxia é apenas uma entre trilhões de outras que formam o universo? 😮


Parece muita coisa para entender, né? Mas não se preocupe, vamos aprender juntos de uma forma divertida e desafiadora. Vamos propor algumas situações problemas para vocês resolverem usando o seu raciocínio lógico e o seu conhecimento sobre astronomia. Prontos? Então vamos lá! 🚀


Situação problema 1: Você está em uma nave espacial e quer visitar o planeta mais próximo da Terra. Qual é esse planeta e quanto tempo você levaria para chegar lá?


Resposta: O planeta mais próximo da Terra é Vênus, que fica a cerca de 41 milhões de quilômetros de distância. Para chegar lá, você precisaria de uma nave muito rápida, que pudesse viajar a 50 mil quilômetros por hora. Nesse caso, você levaria cerca de 820 horas, ou seja, pouco mais de um mês. Mas cuidado, Vênus é um planeta muito quente e tem uma atmosfera tóxica. Você precisaria de um traje especial para explorá-lo. 🔥


Situação problema 2: Você está observando o céu noturno e quer saber quantas estrelas você consegue ver a olho nu. Como você pode estimar esse número?


Resposta: Uma forma de estimar o número de estrelas que você consegue ver a olho nu é usar a regra dos 60 graus. Essa regra diz que em um ângulo de 60 graus no céu, você consegue ver cerca de 60 estrelas. Então, se você dividir o céu em seis partes iguais, cada uma com 60 graus, você terá seis vezes 60 estrelas, ou seja, 360 estrelas. Mas lembre-se, esse é apenas um valor aproximado. O número real pode variar dependendo da poluição luminosa, da época do ano e da sua localização. ✨


Situação problema 3: Você quer saber qual é o maior planeta do sistema solar e qual é o seu tamanho comparado ao da Terra. Como você pode descobrir essa informação?


Resposta: O maior planeta do sistema solar é Júpiter, que tem um diâmetro de cerca de 143 mil quilômetros. Isso significa que ele é quase 11 vezes maior do que a Terra, que tem um diâmetro de cerca de 12,7 mil quilômetros. Para ter uma ideia melhor dessa diferença, imagine que a Terra fosse do tamanho de uma bola de basquete. Nesse caso, Júpiter seria do tamanho de uma bola de pilates. É muita diferença, né? 😲

ASTRONOMIA

 Olá, alunos! Hoje vamos aprender um pouco sobre astronomia, a ciência que estuda o universo e os astros que nele existem. Vocês sabem o que são astros? São os corpos celestes, como as estrelas, os planetas, os satélites, os cometas e os asteroides. Eles são muito interessantes e podem nos ensinar muitas coisas sobre o nosso mundo e o espaço.



Mas como podemos estudar os astros se eles estão tão longe de nós? Bem, existem alguns instrumentos que nos ajudam a observar e entender melhor o que acontece no céu. Um deles é o telescópio, que é uma espécie de luneta que amplia a imagem dos objetos distantes. Com um telescópio, podemos ver detalhes de planetas como Saturno e suas famosas anéis, ou de galáxias como a Via Láctea, onde fica o nosso Sistema Solar.


Outro instrumento é o foguete, que é um veículo que pode viajar pelo espaço com grande velocidade. Com um foguete, podemos enviar satélites artificiais, sondas e até mesmo pessoas para explorar outros lugares do universo. Por exemplo, vocês sabiam que o primeiro homem a pisar na Lua foi o astronauta americano Neil Armstrong, em 1969? E que a primeira mulher a fazer o mesmo foi a soviética Valentina Tereshkova, em 1983?


Agora que vocês já sabem um pouco mais sobre astronomia, vamos resolver alguns problemas envolvendo essa ciência. Prestem atenção nas questões e tentem responder usando o que vocês aprenderam.


1) Qual é o nome do nosso planeta? E do nosso satélite natural?

2) Quantos planetas existem no nosso Sistema Solar? Quais são eles?

3) O que é um eclipse? Quais são os tipos de eclipse que podem ocorrer?

4) O que é uma estrela cadente? E um buraco negro?

5) O que você gostaria de saber mais sobre o universo? Como você poderia pesquisar sobre isso?


Espero que vocês tenham se divertido e aprendido com essa aula de astronomia. Até a próxima!