domingo, 28 de julho de 2013


Para auxiliar na interpretação do ciclo das rochas, vamos voltar aos processos e produtos envolvidos no ciclo. Construiremos, gradativamente, uma tabela que constituirá uma síntese do ciclo das rochas. Preencha a tabela abaixo gradativamente, respondendo a cada uma das instruções:

1) Observe a figura 3 do texto O ciclo das rochas na natureza (p. 56). Identifique os processos e os produtos envolvidos no ciclo das rochas e caracterize cada um deles com explicações simples fundamentadas nas explanações apresentadas ao longo do texto. Preencha as colunas 1 e 2 da tabela abaixo.

2) Para tornar nossa tabela visualmente mais didática, crie uma coleção com fotos dos produtos envolvidos no ciclo das rochas. Para isso, observe agora o quadro 1 do texto (p. 59), que apresenta as características dos principais tipos de rochas. Posteriormente, visite os museus virtuais indicados na aula 3 para criar a sua coleção, e faça buscas desses tipos de rochas. Copie as imagens das rochas na terceira coluna da tabela.

3) Esses produtos são utilizados pela sociedade de diversas formas como recursos, como já abordamos na aula 4. Reveja o texto TANNO, L.C; SINTONI, A. (org.) “Mineração & Município: bases para planejamento e gestão dos recursos minerais”. São Paulo: IPT, 2003, que lemos na aula 4, e busque informações sobre a utilização das rochas como recursos (essas informações estão bem sistematizadas na figura 2 da p. 6 e no quadro 3 da p. 17). Preencha a coluna 4 da tabela.

Processos

Produtos

Imagens dos produtos
Utilização do recurso mineral
Vulcanismo
Rochas magmáticas
Ou ígnea.
 
 
 
 
 
 
 
Forma lava que solidifica formando as rochas ígneas ou magmáticas
Rochas magmáticas
Intrusivas e extrusivas
O basalto é uma rocha importantíssima para a agricultura, pois o produto de sua decomposição é uma argila de coloração avermelhada, que origina solos férteis (terra roxa).
Intemperismo
sedimentos
Formação de partículas menores que formará o solo.
Erosão
Arrasto dos sedimentos
Diminuição de nutrientes no solo, diminuição da fertilidade. Assoreamento dos rios.
Sedimentação
Compactação
Formação das rochas sedimentares
Rochas sedimentares
Arenito
Argilito
Os folhelhos podem constituir uma importante rocha geradora de petróleo; com o metamorfismo transformam-se em ardósias, utilizadas como material de construção.
metamorfismo
Rochas metamórficas
Rocha de grande variação mineralógica e grau metamórfico, é amplamente empregada como brita na construção civil e pavimentação além do uso ornamental.
Fusão
Magma
O ciclo recomeça volta a formar o magma que entra em erupção um vulcão liberando lava e formando as rochas magmáticas ou ígneas.

Fonte:


 

figuras :

vulcão:


intemperismo:

 


 

basalto;


erosão:


 

metamórficas:


 

fusão:

COLA ECOLÓGICA

Cola de farinha de trigo:
Ingredientes:
1 litro de água
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de vinagre.

Como fazer:
Coloque tudo em uma vasilha plástica e misture. Leve ao fogo até levantar fervura, fazendo com que a mistura fique no ponto de um mingau e desligue o fogo.

Espere esfriar para usar.
Obs.: Pode ser guardada na geladeira por uma semana, desde que em um recipiente fechado.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

ciclo da água

Essa neblina que observamos na foto está em que estado físico? saberia responder? vamos pensar um pouco?

terça-feira, 9 de abril de 2013

prevenção as drogas

Temos que enfrentar o desafio dos tempo em que a sociedade sofre as dores do avanço vertigioso das drogas, produzindo vítimas e mais vítimas, direta e indiretamente que são as familias do usuario e a sociedade, que se torna refem do crime.
o consumo de drogas é cada vez mais crescente entre os alunos de todos os niveis de ensino. É comum ao ser questionado o aluno falar sobre consumo de álcool e tabaco feito por seus pais e amigos e que ja experimentou o alccol ou o tabaco.


domingo, 7 de abril de 2013

aula de campo no planetario e bosque de campinas

ao trabalhar o conteúdo de astronomia com os alunos do 7 anos de escola municipal Maria Candida Alves Pinto da cidade de Elas fausto SP. Para uma melhor fixação dos conceitos apresentados é fundamental que a aprendizagem seja vista como um fator continuo e duradouro, desenvolvendo habilidades de relacionamento pessoais, convivê-o em grupo, seguir regras, reconhecimento de constelação  e estimulando a curiosidade frente as novas descobertas desenvolvendo competências e habilidades para o uso das constelações e conhecimentos científicos para seu uso no seu dia a dia.



sábado, 6 de outubro de 2012

O fluxo de energia nos ecossistemas
Como já vimos, um ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Os organismos têm papéis definidos dentro de cada ecossistema, e todos buscam recursos para sobreviver. Portanto, o problema primordial que um ser vivo tem de resolver é como conseguir energia para as suas funções básicas, pois a vida só se sustenta se puder contar com alguma fonte de energia.

A fotossíntese é o processo biológico em que determinados seres vivos captam a luz visível e a transformam em energia química. Por meio de uma reação fotoquímica, os organismos clorofilados aprisionam a energia solar nas ligações químicas das moléculas de glicose.

O ambiente e os seres vivos
As relações alimentares
Os organismos dotados da capacidade de converter a energia solar em energia química, produzindo seus próprios nutrientes, são chamados autótrofos. Aqueles que extraem a energia para a sua sobrevivência das moléculas orgânicas de outros organismos são chamados heterótrofos.
Autótrofos Heterótrofos São organismos que sintetizam o próprio alimento a partir da conversão da matéria inorgânica (dióxido de carbono e água) em matéria orgânica (glicose), na presença de energia solar. Exemplos de organismos autótrofos são as algas fotossintetizantes, as plantas em geral e algumas bactérias.
São organismos incapacitados de elaborar o próprio alimento e que necessitam adquiri-los por meio do hábito alimentar (ingestão, digestão e absorção). Exemplo: os invertebrados e os vertebrados.

Assim, desde que surgiu a vida, estabeleceu-se uma complexa relação alimentar entre os organismos que são capazes de produzir o próprio alimento e aqueles que não o são. Podemos dizer que os seres vivos estão ligados pela alimentação por meio de transferências de matéria e energia nos ecossistemas.
O fluxo de energia tem início em um organismo autótrofo, que, por ser capaz de produzir matéria orgânica, é chamado de produtor; depois, ele passa por uma série de consumidores (primários, secundários, terciários) e vai ao encontro dos decompositores. Os decompositores reciclam a matéria orgânica e começam um novo ciclo.