O Encontro 11 do JEPP 6º ano, concentrou-se na análise do público-alvo para a solução sustentável proposta, introduzindo o conceito estratégico de persona.
A persona é definida como uma estratégia crucial dos empreendedores que busca descobrir histórias, preferências e hábitos dos clientes para, assim, entender suas necessidades. Esse conceito é vital para o desenvolvimento de produtos, serviços e formas de comunicação mais eficazes com o público-alvo, que é o grupo de pessoas que se espera atender com o projeto. Os comportamentos empreendedores trabalhados neste encontro foram a busca de informações e o planejamento e monitoramento sistemáticos.
Para realizar a atividade principal ("JEPP em Ação"), as equipes trabalham na criação de perfis detalhados de cliente ideal (persona) para a solução sustentável em desenvolvimento. As equipes utilizam o material de apoio "Identificação de perfis do cliente" para descrever aspectos detalhados do perfil, como Família, Gostos, Consumo, Mídias, Sonhos e objetivos, Problemas e as Soluções sustentáveis para necessidades identificadas.
A ficha para os alunos criarem os perfis detalhados de clientes ideal (persona) deve ser baseada no material de apoio "Identificação de perfis do cliente" utilizado no Encontro 11, intitulado "Compreendendo Melhor os Futuros Clientes".
O objetivo é que, ao preencherem essa ficha, as equipes definam a persona para sua solução sustentável, uma estratégia que envolve descobrir histórias, preferências e hábitos dos clientes para entender suas necessidades.
FICHA: IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS DO CLIENTE (PERSONA)
| Seção | Detalhamento/Perguntas para Reflexão | Fontes |
|---|---|---|
| Público-alvo Geral | Pessoas que podem se interessar por soluções sustentáveis, como as oferecidas. | |
| Descrição Inicial | Descrição inicial de futuro cliente ideal (síntese). | |
| DETALHAMENTO DO PERFIL | ||
| Nome/Idade | Nome e Idade: qual a idade?. | |
| Residência | Onde mora?. | |
| Estudo/Profissão | Onde estuda? Faz algum curso além da escola? Se for adulto, pergunte: trabalha? Qual a profissão? Onde trabalha?. | |
| Família | Com quem mora?. | |
| Gostos | O que gosta de ouvir? O que gosta de fazer para se divertir? O que gosta de comer?. | |
| Consumo | O que costuma comprar com frequência? Quem paga suas compras?. | |
| Mídias | Que tipo de mídias utiliza (TV, rádio, WhatsApp, outras mídias)?. | |
| Sonhos e objetivos | O que sonha? O que pensa em fazer “quando crescer”? O que faz ou gostaria de fazer pelas outras pessoas? O que gostaria de fazer pelo meio ambiente?. | |
| Problemas | Quais problemas tem? Quais desafios enfrenta? De que precisa?. | |
| Soluções sustentáveis para necessidades identificadas | Com o perfil definido, pense em soluções sustentáveis que agradem e atendam às suas necessidades. |
Após a criação de um ou dois perfis de cliente ideal (persona), a equipe deve analisar quais melhorias ou ajustes são necessários no Modelo de Negócios (Canvas) para atender melhor às necessidades e aos desafios identificados no perfil da persona.
Agora que você e sua equipe definiram exatamente Para Quem? estão criando sua solução sustentável, o próximo desafio é tirá-la do papel! No próximo Encontro, o foco será a Execução das Propostas, introduzindo o conceito de Protótipo. Você está pronto para transformar as ideias do Canvas em algo tangível e testável, priorizando o uso de materiais reciclados?.
A partir da análise dos perfis criados, a equipe deve então refletir sobre quais melhorias ou ajustes são necessários no Modelo de Negócios (Canvas) para que a proposta atenda de forma mais adequada às necessidades e desafios identificados na persona.
No próximo Encontro (o 12º), suas equipes darão o passo crucial de executar propostas e transformar essas ideias em algo tangível. Que tal descobrir como o conceito de protótipo — uma versão inicial da solução para testes e aprimoramento — será utilizado para tirar o Modelo de Negócios do papel e avançar na sua solução sustentável?
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