JEPP 6º Ano: Encontro 13 – O Segredo da Sustentabilidade Financeira: Calculando Custos e Ganhos!
Prezados alunos do 6 anos leitores do blog Aulas de Ciências do professor Inácio Flor,
No programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) de 6º ano, o Encontro 13, intitulado "Finalizando a Nossa Proposta", é um momento crucial onde os alunos se dedicam a consolidar seus projetos de Soluções Sustentáveis.
Nesta etapa, o foco principal é exercitar habilidades essenciais de diálogo e soluções de problemas e, sobretudo, estudar a estrutura de custos (gastos) e ganhos esperados do Modelo de Negócios que as equipes vêm desenvolvendo.
Conceito e Conteúdo Aplicado: A Dimensão "Quanto?"
O conteúdo central do Encontro 13 é aprofundar a dimensão "Quanto?" do Canvas (Modelo de Negócios). Esta dimensão é fundamental para garantir a viabilidade da proposta sustentável da equipe.
As atividades se dividem em duas fases principais para a análise de custos e receitas:
1. Fase 1: Identificar Custos (Gastos): Esta fase exige que os alunos determinem quais serão os gastos para a realização do projeto. Isso inclui a compra de materiais e equipamentos, possíveis imprevistos, e até mesmo o esforço empregado nas atividades (remuneração pelo trabalho, tempo e dedicação dos envolvidos). A equipe deve focar no que é fundamental e imprescindível para suprir as expectativas definidas nas dimensões "Como?", "O Quê?" e "Quem?" do Canvas.
2. Fase 2: Definir Ganhos (Fontes de Receita): Aqui, os alunos definem o que esperam ganhar com o projeto e de que formas os clientes pagariam pelo que está sendo oferecido. É vital lembrar que, no contexto de soluções sustentáveis, o lucro não precisa ser necessariamente monetário. Se a solução for criada para a escola (e não para venda), o ganho pode ser mensurado por "indicadores ambientais", "objetivos alcançados" ou "impactos positivos no setor ou processo". Se houver venda, a equipe deve definir o que será feito com o dinheiro arrecadado.
Como as Atividades Devem Ser Desenvolvidas
Os alunos devem desenvolver as atividades do Encontro 13 em equipe, seguindo uma sequência estruturada:
1. Dinâmica de Autoavaliação e Diálogo
O encontro inicia com uma dinâmica para autoavaliação dos grupos, promovendo o alinhamento das atividades e o trabalho harmonioso.
• Individualmente, os alunos escrevem o ponto mais positivo e a maior dificuldade de trabalhar com a equipe, de forma anônima.
• Os papéis são redistribuídos aleatoriamente para que os alunos leiam em voz alta os comentários e promovam um debate sobre como manter os pontos positivos e solucionar as dificuldades.
2. Concretizando o Projeto e Calculando o "Quanto?"
Com a equipe alinhada, os alunos se dedicam à finalização dos protótipos (se necessário) e ao preenchimento da dimensão "Quanto?" do Modelo de Negócios.
• As equipes devem se basear na pesquisa prévia realizada como tarefa de casa sobre os produtos, serviços similares e os custos envolvidos.
• É importante que as equipes administrem o tempo e estabeleçam metas para o encontro, dividindo tarefas para que o protótipo e o Modelo de Negócios sejam finalizados.
• Se for necessário pesquisar mais ou verificar questões com a direção da escola, os alunos devem agendar horários para sanar dúvidas ou buscar orientações.
3. Compartilhamento e Feedback
Na parte final do encontro (Parte II – Prontos para mais uma apresentação de seu trabalho?), as equipes devem expor os protótipos e as decisões tomadas sobre gastos e ganhos, compartilhando conquistas e dificuldades.
• Essa apresentação breve para a turma tem o objetivo de obter opiniões e comentários dos colegas, que podem auxiliar no processo criativo e no aperfeiçoamento final do projeto.
• Se possível, este é um momento de teste ou experimentação do protótipo (como uma análise sensorial, se for um produto alimentício).
preencha a ficha do encontro e anexe no portfólio
Os comportamentos empreendedores mais relevantes trabalhados neste encontro são a busca de informações (essencial para a pesquisa prévia e coleta de dados para o "Quanto?") e o planejamento e monitoramento sistemáticos (ao desenvolver e finalizar o Modelo de Negócios).
Com a proposta finalizada, as equipes estarão prontas para o próximo passo: a organização da Feira de Soluções Sustentáveis. O sucesso de um projeto sustentável, assim como o de uma planta, depende de uma boa base (o planejamento) e da atenção constante aos seus recursos (os custos e ganhos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.