domingo, 19 de outubro de 2025

Encontro 6: Empreendedores em Ação

 

Objetivos do Encontro
Conhecer o conceito de lixo zero.
Idealizar uma confraternização, seguindo o conceito de lixo zero.
Competências a Serem Desenvolvidas
Espera-se que, ao participar ativamente das atividades, os alunos desenvolvam competências como:
Tipo de Competência
Descrição (Exemplos)
Cognitivas
Compreender como os comportamentos empreendedores se relacionam com a ecossustentabilidade e planejar modelos de negócios.
Atitudinais
Predispor-se a adotar práticas sustentáveis nas ações cotidianas e refletir sobre o impacto de suas escolhas.
Operacionais
Elaborar propostas de soluções sustentáveis para melhorias no seu ciclo de vida.
Comportamentais
Estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, comprometimento e persuasão.
Atividades e Explicações para o Desenvolvimento
O encontro está dividido em atividades que estimulam o trabalho em equipe, a compreensão de novos conceitos e a aplicação prática do Modelo de Negócios.
1. Atividade de Abertura: Corrida até o "Sucesso"
Atividade: Dinâmica "Corrida até o Sucesso". Os alunos trabalham em duplas, cada um com uma folha de jornal. O objetivo é alcançar uma folha final ("SUCESSO") sem tocar os pés no chão, fora do jornal, e sem rasgar a folha.
Desenvolvimento: Esta atividade inicial serve como um convite para exercitar o trabalho em equipe, o comprometimento, o estabelecimento de metas, a persistência e a iniciativa. A solução ideal para o desafio geralmente envolve as duplas conversarem e cooperarem entre si, utilizando os jornais para criar um caminho contínuo, demonstrando que o sucesso é atingido pelo esforço coletivo.
2. Conceito de Lixo Zero (Decola e JEPP em Ação – Parte I)
Atividade: Os alunos iniciam a leitura compartilhada do texto sobre o conceito de Lixo Zero. Em seguida, participam de uma roda de conversa para discutir o conceito e iniciativas locais que o aplicam.
Desenvolvimento: É essencial distinguir lixo (a mistura de resíduos e rejeitos) de resíduo (orgânico ou reciclável). O conceito de Lixo Zero é uma meta visionária que prevê o máximo aproveitamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, buscando copiar os ciclos naturais sustentáveis, onde o que é descartado se torna recurso para outros usos.
    ◦ As práticas Lixo Zero incluem: Reduzir o consumo (quanto menos se consome, menos resíduos são produzidos), fazer compras locais, substituir utensílios descartáveis por produtos duráveis (como canudos de bambu ou papel, em vez de plástico), usar embalagens reaproveitáveis e separar o lixo corretamente (recicláveis, orgânicos para compostagem e rejeitos).
    ◦ Este conceito está totalmente alinhado aos 5Rs (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar, Reciclar) e à economia circular, priorizando o reaproveitamento em vez da extração de novos recursos.
3. JEPP em Ação – Parte II: Nossa Festa Lixo Zero
Atividade: As equipes (ou a turma coletivamente) idealizam uma confraternização, que será a festa de encerramento do curso (Encontro 16). Os alunos devem atuar como se fossem uma empresa de eventos e, em conjunto, planejar a festa utilizando o quadro Modelo de Negócios (Canvas).
Desenvolvimento: A idealização da festa exige a aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade. O planejamento deve focar em temas como alimentação, consumidores, decoração e resíduos.
    ◦ O Canvas deve ser preenchido coletivamente (ou em equipes), abordando as quatro dimensões principais:
        ▪ O quê? (Proposta de Valor): O que será oferecido de especial? (Ex.: uma festa sem resíduos, baseada em sustentabilidade).
        ▪ Para quem? (Segmento de Clientes, Canais, Relacionamento): Quem serão os participantes? Como serão convidados? Eles têm restrições alimentares?.
        ▪ Como? (Atividades, Recursos, Parceiros): Quais atividades são essenciais? Quem organizará o local? Quem ajudará no preparo dos comes e bebes? (Parceiros: pais, escola, comunidade).
        ▪ Quanto? (Custos e Receitas): Quais são os custos? (Ex.: ingredientes, se não forem doados). Como será a receita? (Ex.: lucros não financeiros, como alegria e responsabilidade, ou se o "ingresso" será uma doação, como fraldas).
    ◦ Este exercício de elaboração do Modelo de Negócios coletivo é crucial para que os alunos compreendam o preenchimento completo da ferramenta, que será usada individualmente para seus projetos no próximo encontro.
4. Características do Comportamento Empreendedor e Próximos Passos
Características trabalhadas: O encontro reforçou o estabelecimento de metas e o planejamento e monitoramento sistemáticos, através da dinâmica inicial e da elaboração do Canvas para a festa. O comprometimento é exercitado ao se dedicar à proposta, e a persuasão é necessária para convencer os colegas sobre as ideias.
Próximos Passos (Tarefa de Casa): Os alunos, em suas equipes, devem providenciar os materiais necessários para a elaboração do Modelo de Negócios de seu próprio projeto sustentável, que será iniciado no Encontro 7 (Traçando Rotas). Os materiais sugeridos são: 1 cartolina, canetas coloridas, lápis de cor e papéis adesivos (Post-it)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.