Claro! Com base nos materiais fornecidos e na nossa conversa, preparei uma postagem de blog ideal para explicar aos alunos e à comunidade escolar sobre a importância do quarto encontro do JEPP 6º Ano.
Blog Aulas de Ciências
Título: Do Problema ao Plano: O Dia em que Nossos Jovens Cientistas Viraram Estrategistas!
Olá, comunidade escolar!
Nas últimas semanas, nossos alunos do 6º ano embarcaram em uma incrível jornada com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), focado em Soluções Sustentáveis. Eles já agiram como verdadeiros "detetives ambientais", investigando problemas na nossa escola e comunidade, calcularam suas "pegadas ecológicas" e mergulharam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na política dos 5Rs (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar).
Agora, no Encontro 4: "Aprendendo a Utilizar o Modelo de Negócios", demos um passo fundamental para transformar todas essas descobertas em ações concretas. Afinal, toda grande ideia, seja científica ou de negócio, precisa de um bom plano para sair do papel.
O que é um Modelo de Negócios e por que isso importa para a ciência?
Pode parecer um assunto de empresa, mas um Modelo de Negócios é, na essência, uma ferramenta de planejamento. É como criar um mapa que mostra, de forma clara e visual, como uma ideia funciona. Para os nossos jovens empreendedores, essa foi a chance de aprender a estruturar suas soluções sustentáveis, garantindo que todas as partes do projeto se encaixem.
Para isso, eles foram apresentados a uma ferramenta poderosa e muito utilizada por empreendedores do mundo todo: o Canvas.
Desvendando o Canvas: Um Mapa para Grandes Ideias
O Canvas é um quadro dividido em nove blocos, que nos ajuda a responder a quatro perguntas essenciais sobre qualquer projeto:
- O QUÊ? — Qual é a solução que estamos propondo? Que problema ela resolve? (É a nossa Proposta de Valor).
- PARA QUEM? — Quem será beneficiado por nossa ideia? Quem são nossos "clientes" ou público-alvo?.
- COMO? — O que precisamos fazer, quais recursos e parceiros são necessários para que o projeto aconteça?.
- QUANTO? — Quais são os custos envolvidos e como o projeto se sustentará, seja financeiramente ou por meio de outros ganhos (como impacto ambiental positivo)?.
Para treinar, a turma construiu coletivamente o Canvas de uma empresa fictícia, a "Umaguma", que transforma resíduos orgânicos em adubo por meio da compostagem. Foi uma atividade prática que mostrou como planejar um negócio de impacto social e ambiental.
Por que o Encontro 4 é um divisor de águas no projeto JEPP?
Este encontro foi crucial por várias razões:
- Transforma Ideias em Projetos Viáveis: Os alunos deixam o campo da investigação de problemas e começam a desenhar soluções estruturadas.
- Desenvolve o Planejamento: Eles aprenderam a planejar e monitorar sistematicamente, uma das características mais importantes do comportamento empreendedor. Essa habilidade é essencial não apenas para negócios, mas para qualquer projeto de vida, incluindo pesquisas científicas.
- Prepara para a Ação: O conhecimento adquirido sobre o Canvas será a base para que, nos próximos encontros (especialmente no Encontro 6), cada equipe possa construir o Modelo de Negócios de sua própria solução sustentável.
Ao aprender a usar o Modelo de Negócios, nossos alunos estão sendo preparados para ir além da identificação de problemas. Eles estão se tornando capazes de criar, planejar e executar soluções inovadoras, transformando seus objetivos em projetos reais.
Estamos muito orgulhosos de ver nossos jovens cientistas e empreendedores crescendo e se preparando para criar um futuro mais sustentável! Fiquem ligados para os próximos passos dessa aventura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.