Objetivo Geral
Demonstrar e analisar as principais características das ondas sonoras (frequência, amplitude, timbre) e alguns fenômenos acústicos (reflexão, difração) de forma prática.
Materiais Necessários
Um smartphone com um aplicativo de gerador de frequências (há vários gratuitos, como o "Frequency Generator" ou "Tone Generator").
Um diapasão e um martelo de borracha.
Potes ou garrafas de vidro de diferentes tamanhos (3 ou 4).
Uma régua de plástico ou metal.
Uma bacia com água.
Folhas de papel sulfite.
Objetos variados para servir de obstáculo (um pedaço de papelão, um livro, etc.).
Atividades Práticas
1. O Som e suas Características: Frequência e Amplitude
Apresentação (5 min): Inicie a aula revisando os conceitos de frequência (altura) e amplitude (volume) do som com base no artigo. Explique que o objetivo é "ver" e "sentir" essas características.
Atividade com o Smartphone (10 min):
Peça aos alunos para baixarem um aplicativo de gerador de frequências.
Frequência: Oriente-os a gerar um som em baixa frequência (ex: 50 Hz). Peça que se concentrem na sensação do som. Em seguida, aumentem a frequência para 200 Hz, depois 500 Hz e, por fim, para 1000 Hz ou mais, notando a mudança na altura do som (de grave para agudo). Pergunte: "Como a frequência muda nossa percepção do som?".
Amplitude: Com uma frequência fixa (ex: 440 Hz), peça que variem a amplitude (volume) no aplicativo. Eles devem perceber que a altura permanece a mesma, mas a intensidade do som muda. Peça que toquem o alto-falante para sentir a intensidade da vibração.
Atividade com o Diapasão (5 min):
Bata o diapasão em um martelo de borracha e coloque-o próximo ao ouvido dos alunos. Explique que o diapasão produz uma frequência única, um tom puro.
Em seguida, toque a base do diapasão na água de uma bacia. Os alunos verão as ondas se formando na superfície da água, demonstrando a vibração que as ondas sonoras causam no meio.
2. O Timbre: A "Impressão Digital" do Som
Apresentação (5 min): Relembre o conceito de timbre, explicando que é o que nos permite diferenciar um violão de um piano tocando a mesma nota.
Atividade com Potes de Vidro (10 min):
Organize os potes de vidro de diferentes tamanhos.
Peça aos alunos para assoprar na boca dos potes. Cada um produzirá um som com uma altura diferente, dependendo do volume de ar.
Em seguida, peça para baterem levemente nos potes com uma colher. Cada um também produzirá um som diferente, com um timbre particular.
Pergunte: "Por que objetos de tamanhos e materiais diferentes produzem sons que soam distintos, mesmo que as notas sejam parecidas?".
3. Fenômenos Acústicos: Reflexão e Difração
Apresentação (5 min): Explique os conceitos de reflexão (eco) e difração (contornar obstáculos) do som.
Atividade com Reflexão e Difração (10 min):
Reflexão (Eco): Peça aos alunos para ficarem em uma sala grande e vazia (se possível) e baterem palmas. Peça que notem o som das palmas voltando, o que demonstra a reverberação. Explique que o eco é uma reverberação mais longa, que só ocorre em distâncias maiores.
Difração: Coloque um smartphone com um som ligado (pode ser o gerador de frequências) em um canto da sala, atrás de um objeto (livro, papelão) que o oculte.
Peça para os alunos se moverem e notarem que, mesmo sem ver a fonte do som, eles ainda conseguem ouvi-la, pois as ondas sonoras contornaram o obstáculo.
Discussão e Conclusão (5 min)
Reúna os alunos e peça que compartilhem o que mais os impressionou nas atividades.
Pergunte como as atividades práticas ajudaram a entender melhor os conceitos do artigo.
escape rum conectando a aula com as aplicações do som na vida real (ultrassom, sonar, música, etc.), conforme o artigo.
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