segunda-feira, 28 de julho de 2025

🌱 Projeto: Missão cuidando no ninho – Uma Experiência com o Ciclo da Vida

 



Série: 8º ano
Duração: 1 semana + 1 aula inicial e 1 aula de fechamento
Componentes trabalhados: Ciências (biologia – reprodução humana), habilidades socioemocionais (responsabilidade, empatia)
BNCC: EF08CI02 e EF08CI03


🥚 Objetivo Geral

Compreender a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino e os processos envolvidos na reprodução humana a partir de uma atividade prática e simbólica de cuidado e acompanhamento de um “bebê-ovo”.


🔬 Objetivos Específicos

  • Identificar e compreender as funções dos principais órgãos reprodutores masculinos e femininos.

  • Relacionar o processo reprodutivo humano com a formação de um novo ser.

  • Estimular a empatia e o senso de responsabilidade.

  • Promover reflexão sobre os desafios e cuidados que envolvem a reprodução e o desenvolvimento de um bebê.


🧩 Roteiro da Atividade

📚 Aula 1 – Introdução teórica e lançamento da missão

  • Explicação com slides/recursos visuais sobre:

    • Anatomia dos sistemas reprodutores masculino e feminino.

    • Fecundação, gestação e parto.

    • Planejamento familiar e prevenção (evitar doenças, gravidez precoce).

  • Lançamento da missão "Ovo Vida cuidando no ninho":

    • Cada aluno (ou dupla) recebe um ovo cru.

    • O ovo será o “filho/filha” da dupla. "definir sexo do bebê." 

    • Nomeiam, decoram (com caneta, roupinha de pano, caixinha/caminha), e registram numa “certidão simbólica”.

    • Orientação: não pode quebrar por 7 dias! Levarão para casa, passear, dormir, cuidar etc.

    • Simulando a Genética do Bebê-Ovo

      💡 Como funciona:

      1. Cada aluno " pais” sorteará os genes para cada característica, representados por letras (alelos dominantes e recessivos).

      2. Montam o genótipo e o fenótipo do bebê com base na tabela.

      3. Desenham o bebê com essas características no diário e dão um nome.


      🧬 Tabela de Características (exemplo):

      CaracterísticaAlelos possíveisFenótipo resultante
      Cor dos olhosAA ou Aa / aaCastanhos (A) ou Azuis (a)
      Tipo de cabeloBB ou Bb / bbCacheado (B) ou Liso (b)
      Tom da peleCC ou Cc / ccMorena (C) ou Clara (c)
      Sexo biológicoXY ou XXMasculino (XY) ou Feminino (XX)

      Simulador de Fecundação - Cuidando no Ninho

      Simulador de Fecundação

      Preencha os genótipos dos pais para cada característica e clique em Gerar para visualizar o genótipo e o fenótipo do bebê‑ovo.

      Cor dos olhos (A dominante: castanho, a recessivo: azul)
      Tipo de cabelo (B dominante: cacheado, b recessivo: liso)
      Tom de pele (C dominante: morena, c recessivo: clara)

      Os alunos jogam “dados genéticos” (papeizinhos ou roleta simples) para simular a herança dos pais.


📒 Diários de Bordo

Cada aluno preenche um Diário do Cuidado com:

  • Nome do bebê-ovo

  • Fotos ou desenhos dos momentos juntos

  • Onde levou, como protegeu

  • Emoções vividas e dificuldades enfrentadas

  • Pequenos relatos (curtos) por dia


💡 Atividades Complementares (durante a semana)




  • Vídeos curtos e debates
    sobre gravidez na adolescência e prevenção.






  • Jogo ou quiz online sobre o sistema reprodutor e doenças sexualmente transmissíveis.

  • Entrevista com profissional de saúde (enfermeiro, médico ou agente da UBS local).

  • Roda de conversa sobre afetividade, respeito e responsabilidade nas relações.


🎉 Aula Final – Apresentação e Reflexão

  • Exposição dos “bebês-ovo” sobreviventes.

  • Leitura dos melhores trechos dos diários.

  • Reflexão orientada:

    • O que foi mais difícil?

    • O que aprenderam sobre cuidar?

    • Como essa experiência se relaciona com a vida real e o corpo humano?

    • E se fosse um bebê de verdade?

  • Ligação com os conteúdos: o que significa gerar, cuidar e proteger uma vida?


🧪 Avaliação

  • Participação nas atividades

  • Qualidade e cuidado com o diário

  • Apresentação final e capacidade de reflexão

  • Quiz de revisão (podendo valer carta ou prêmio simbólico)

Quiz – Cuidando no Ninho

Quiz – Reprodução Humana & Genética

Responda às questões. A próxima pergunta aparece assim que você selecionar uma alternativa. Boa sorte!

1. Qual órgão produz espermatozoides?

2. Em qual estrutura feminina geralmente ocorre a fecundação?

3. Qual hormônio promove o desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas?

4. Qual camada do útero é eliminada na menstruação?

5. Em qual parte do espermatozoide encontra‑se o material genético?

6. Qual método contraceptivo abaixo é de barreira?

7. Qual DST a seguir é causada por vírus?

8. No nosso projeto, qual cor de olhos corresponde ao fenótipo recessivo?

9. Qual combinação cromossômica determina uma criança do sexo feminino?

10. Que glândula produz líquido nutritivo que compõe grande parte do sêmen?


🛡️ Regras Importantes

  • Se o ovo quebrar, deve fazer um relato reflexivo explicando o que aconteceu.

  • Substituição não será permitida.

  • Respeito e empatia com os colegas que tiverem mais dificuldade.


✨ Dica Extra

Monte uma "sala do berçário" para guardar os ovos na escola com um cartaz: “Aqui dormem vidas em formação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.