Nome do Grupo:
Integrantes: (Nome e papel de cada aluno: Pesquisador, Construtor, Testador, Documentador)
Data:
Objetivo: Explorar os conceitos de circuito elétrico, condutividade dos materiais, componentes do circuito elétrico, potencial elétrico, diferença de potencial, símbolos e tipos de circuito elétrico. Além disso, construir uma pilha utilizando limão, batata ou laranja.
Materiais Utilizados:
- (Listar todos os materiais usados pelo grupo)
 
Procedimento Experimental:
- Pesquisa Inicial:
- (Resumo das informações encontradas sobre os tópicos de pesquisa)
 - (Citar as fontes de pesquisa utilizadas)
 
 - Montagem do Circuito:
- (Descrever o passo a passo da montagem do circuito) em serie ou paralelo.
 - aprender a cosntruir um circuito elétrico
 - Usar o simulador Tinkercad 8° A 8° B 8°C 8° D 8°E
 - (Desenhar o esquema do circuito montado)
 - (Informar a fruta utilizada)
 - (Informar a voltagem medida com o multímetro, se disponível)
 
 - Teste de Condutividade:
- (Descrever os testes realizados com outros materiais)
 - (Listar os materiais testados e o resultado da condutividade de cada um)
 - (Informar a corrente elétrica medida com o multímetro, se disponível)
 
 - Resultados e Observações:
- (Descrever o que aconteceu com a lâmpada LED ao conectar a fruta)
 - (Apresentar os dados coletados durante os testes)
 - (Descrever as dificuldades encontradas durante a montagem e os testes)
 - (Apresentar sugestões de melhorias para o experimento)
 
 
Reflexão:
- (Discutir os conceitos de circuito elétrico, condutividade e potencial elétrico)
 - (Explicar como a fruta gera eletricidade)
 - (Relacionar a atividade com aplicações práticas da eletricidade)
 - (Apresentar conclusões sobre o experimento)
 
Anexos:
- (Fotos ou vídeos da montagem do circuito e dos testes)
 - (Outras informações relevantes)
 
Sequência para Realização das Atividades:
- Formação dos grupos e divisão de papéis: O professor divide a turma em grupos de 4 alunos e atribui a cada membro um papel específico (Pesquisador, Construtor, Testador, Documentador).
 - Pesquisa inicial: Os "Pesquisadores" de cada grupo realizam pesquisas sobre os conceitos de circuito elétrico, condutividade, potencial elétrico, símbolos e tipos de circuito, e como funciona uma pilha de frutas.
 - Montagem do circuito: O "Construtor", com a ajuda dos outros, monta o circuito elétrico utilizando a fruta escolhida, os clips de papel, os fios e a lâmpada LED.
 
- Teste de condutividade: O "Testador" verifica se a lâmpada acende e testa a condutividade de outros materiais.
 - Documentação e reflexão: O "Documentador" registra as observações, resultados e reflexões do grupo no relatório.
 - Apresentação dos resultados: Cada grupo apresenta seus resultados para a turma.
 
Sugestões de Links de Vídeos para Montagem do Circuito:
- Como fazer uma pilha com limão: 
clique aqui calculadora  - Como fazer uma pilha com batata: clique aqui
 - Como fazer uma pilha com laranja:
 - Como fazer uma pilha com limão e maça
 - Montando um circuito elétrico simples:
 
textos para pesquisas 



Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.