Nome do Grupo:
Integrantes: (Nome e papel de cada aluno: Pesquisador, Construtor, Testador, Documentador)
Data:
Objetivo: Explorar os conceitos de circuito elétrico, condutividade dos materiais, componentes do circuito elétrico, potencial elétrico, diferença de potencial, símbolos e tipos de circuito elétrico. Além disso, construir uma pilha utilizando limão, batata ou laranja.
Materiais Utilizados:
- (Listar todos os materiais usados pelo grupo)
Procedimento Experimental:
- Pesquisa Inicial:
- (Resumo das informações encontradas sobre os tópicos de pesquisa)
- (Citar as fontes de pesquisa utilizadas)
- Montagem do Circuito:
- (Descrever o passo a passo da montagem do circuito) em serie ou paralelo.
- aprender a cosntruir um circuito elétrico
- Usar o simulador Tinkercad 8° A 8° B 8°C 8° D 8°E
- (Desenhar o esquema do circuito montado)
- (Informar a fruta utilizada)
- (Informar a voltagem medida com o multímetro, se disponível)
- Teste de Condutividade:
- (Descrever os testes realizados com outros materiais)
- (Listar os materiais testados e o resultado da condutividade de cada um)
- (Informar a corrente elétrica medida com o multímetro, se disponível)
- Resultados e Observações:
- (Descrever o que aconteceu com a lâmpada LED ao conectar a fruta)
- (Apresentar os dados coletados durante os testes)
- (Descrever as dificuldades encontradas durante a montagem e os testes)
- (Apresentar sugestões de melhorias para o experimento)
Reflexão:
- (Discutir os conceitos de circuito elétrico, condutividade e potencial elétrico)
- (Explicar como a fruta gera eletricidade)
- (Relacionar a atividade com aplicações práticas da eletricidade)
- (Apresentar conclusões sobre o experimento)
Anexos:
- (Fotos ou vídeos da montagem do circuito e dos testes)
- (Outras informações relevantes)
Sequência para Realização das Atividades:
- Formação dos grupos e divisão de papéis: O professor divide a turma em grupos de 4 alunos e atribui a cada membro um papel específico (Pesquisador, Construtor, Testador, Documentador).
- Pesquisa inicial: Os "Pesquisadores" de cada grupo realizam pesquisas sobre os conceitos de circuito elétrico, condutividade, potencial elétrico, símbolos e tipos de circuito, e como funciona uma pilha de frutas.
- Montagem do circuito: O "Construtor", com a ajuda dos outros, monta o circuito elétrico utilizando a fruta escolhida, os clips de papel, os fios e a lâmpada LED.
- Teste de condutividade: O "Testador" verifica se a lâmpada acende e testa a condutividade de outros materiais.
- Documentação e reflexão: O "Documentador" registra as observações, resultados e reflexões do grupo no relatório.
- Apresentação dos resultados: Cada grupo apresenta seus resultados para a turma.
Sugestões de Links de Vídeos para Montagem do Circuito:
- Como fazer uma pilha com limão:
clique aqui calculadora - Como fazer uma pilha com batata: clique aqui
- Como fazer uma pilha com laranja:
- Como fazer uma pilha com limão e maça
- Montando um circuito elétrico simples:
textos para pesquisas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.