segunda-feira, 24 de março de 2025

Relatório da Atividade: Circuito Elétrico e Condutividade dos Materiais

jogo memória

 Nome do Grupo:

Integrantes: (Nome e papel de cada aluno: Pesquisador, Construtor, Testador, Documentador)

Data:

Objetivo: Explorar os conceitos de circuito elétrico, condutividade dos materiais, componentes do circuito elétrico, potencial elétrico, diferença de potencial, símbolos e tipos de circuito elétrico. Além disso, construir uma pilha utilizando limão, batata ou laranja.

Materiais Utilizados:

  • (Listar todos os materiais usados pelo grupo)

Procedimento Experimental:

  1. Pesquisa Inicial:
    • (Resumo das informações encontradas sobre os tópicos de pesquisa)
    • (Citar as fontes de pesquisa utilizadas)
  2. Montagem do Circuito:
  3. Teste de Condutividade:
    • (Descrever os testes realizados com outros materiais)
    • (Listar os materiais testados e o resultado da condutividade de cada um)
    • (Informar a corrente elétrica medida com o multímetro, se disponível)
  4. Resultados e Observações:
    • (Descrever o que aconteceu com a lâmpada LED ao conectar a fruta)
    • (Apresentar os dados coletados durante os testes)
    • (Descrever as dificuldades encontradas durante a montagem e os testes)
    • (Apresentar sugestões de melhorias para o experimento)

Reflexão:

  • (Discutir os conceitos de circuito elétrico, condutividade e potencial elétrico)
  • (Explicar como a fruta gera eletricidade)
  • (Relacionar a atividade com aplicações práticas da eletricidade)
  • (Apresentar conclusões sobre o experimento)

Anexos:

  • (Fotos ou vídeos da montagem do circuito e dos testes)
  • (Outras informações relevantes)

Sequência para Realização das Atividades:



  1. Formação dos grupos e divisão de papéis: O professor divide a turma em grupos de 4 alunos e atribui a cada membro um papel específico (Pesquisador, Construtor, Testador, Documentador).
  2. Pesquisa inicial: Os "Pesquisadores" de cada grupo realizam pesquisas sobre os conceitos de circuito elétrico, condutividade, potencial elétrico, símbolos e tipos de circuito, e como funciona uma pilha de frutas.
  3. Montagem do circuito: O "Construtor", com a ajuda dos outros, monta o circuito elétrico utilizando a fruta escolhida, os clips de papel, os fios e a lâmpada LED.


  1. Teste de condutividade: O "Testador" verifica se a lâmpada acende e testa a condutividade de outros materiais.
  2. Documentação e reflexão: O "Documentador" registra as observações, resultados e reflexões do grupo no relatório.
  3. Apresentação dos resultados: Cada grupo apresenta seus resultados para a turma.


Sugestões de Links de Vídeos para Montagem do Circuito:

textos para pesquisas 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua colaboração irei analisar com carinho sua sugestão ou critica.